O ano de 2023 inicia com um apelo por mais diálogo e visibilidade para as pautas da população Trans. Para oficializar a abertura da programação alusiva ao Janeiro Lilás, um evento ocorre na noite de quarta-feira (11), na Câmara de Vereadores de Santa Maria, reunindo ativistas, políticos e personalidades de Santa Maria e região.
Debate
Com a mediação da assessora Cilene Rossi, o evento começou com a formação da primeira mesa. Ao lado dos vereadores Rudys Rodrigues (MDB), que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Marina Callegaro (PT), autora da lei que instituiu o Janeiro Lilás no Calendário Municipal, sentaram-se a secretária adjunta de Saúde de Santa Maria, Ana Paula Seerig; a presidente da ONG Igualdade, Marquita Quevedo; o presidente do Coletivo de Homens Trans, Marlon Amarante; o integrante do Coletivo Voe, Heitor Leal; o presidente da Comissão da Diversidade da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), Peri Bueno; e representando as mulheres trans do município, Kamilly Hoffman.
Após relatos, críticas construtivas e agradecimentos, assuntos como saúde, violência e mercado de trabalho foram abordados por profissionais do município. Os crimes cometidos nos últimos anos contra a comunidade trans foram comentados pela titular da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI), Débora Dias. Representando o Ambulatório Transcender – primeiro serviço municipal criado com foco na saúde da comunidade LGBT+ –, estiveram o psicólogo César Bridi Filho e o servidor, Paulo Horvath.
A mesa também foi composta pelo psicólogo do Ambulatório Trans do Hospital Casa de Saúde, Thadeu Lucca. Este ano, o serviço, é o primeiro no interior do Estado ofertado a partir do Sistema Único de Saúde (SUS), completou um ano de funcionamento, atendendo a mais de 130 municípios. A inserção de pessoas trans no mercado de trabalho foi debatido por Alexandre Martins, que é um dos sócios da Efeito Mais. Desde o ano passado, a empresa especializada em gestão, desenvolvimento e carreira faz a mediação entre instituições e profissionais trans, garantindo oportunidades a partir do Projeto Transformais.
Leia todas as notícias