Debates sobre saúde, violência e emprego iniciam programação do Mês da Visibilidade Trans em Santa Maria

Arianne Lima

Debates sobre saúde, violência e emprego iniciam programação do Mês da Visibilidade Trans em Santa Maria
Foto: Nathália Schneider (Diário)

O ano de 2023 inicia com um apelo por mais diálogo e visibilidade para as pautas da população Trans. Para oficializar a abertura da programação alusiva ao Janeiro Lilás, um evento ocorre na noite de quarta-feira (11), na Câmara de Vereadores de Santa Maria, reunindo ativistas, políticos e personalidades de Santa Maria e região.

Debate

Com a mediação da assessora Cilene Rossi, o evento começou com a formação da primeira mesa. Ao lado dos vereadores Rudys Rodrigues (MDB), que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Marina Callegaro (PT), autora da lei que instituiu o Janeiro Lilás no Calendário Municipal, sentaram-se a secretária adjunta de Saúde de Santa Maria, Ana Paula Seerig; a presidente da ONG Igualdade, Marquita Quevedo; o presidente do Coletivo de Homens Trans, Marlon Amarante; o integrante do Coletivo Voe, Heitor Leal; o presidente da Comissão da Diversidade da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), Peri Bueno; e representando as mulheres trans do município, Kamilly Hoffman.

Após relatos, críticas construtivas e agradecimentos, assuntos como saúde, violência e mercado de trabalho foram abordados por profissionais do município. Os crimes cometidos nos últimos anos contra a comunidade trans foram comentados pela titular da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI), Débora Dias. Representando o Ambulatório Transcender – primeiro serviço municipal criado com foco na saúde da comunidade LGBT+ –, estiveram o psicólogo César Bridi Filho e o servidor, Paulo Horvath.

A mesa também foi composta pelo psicólogo do Ambulatório Trans do Hospital Casa de Saúde, Thadeu Lucca. Este ano, o serviço, é o primeiro no interior do Estado ofertado a partir do Sistema Único de Saúde (SUS), completou um ano de funcionamento, atendendo a mais de 130 municípios. A inserção de pessoas trans no mercado de trabalho foi debatido por Alexandre Martins, que é um dos sócios da Efeito Mais. Desde o ano passado, a empresa especializada em gestão, desenvolvimento e carreira faz a mediação entre instituições e profissionais trans, garantindo oportunidades a partir do Projeto Transformais.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estoque de sangue do Hemocentro de Regional de Santa Maria está em estado crítico; veja como doar Anterior

Estoque de sangue do Hemocentro de Regional de Santa Maria está em estado crítico; veja como doar

Integrantes de facção são presos em operação contra estelionato Próximo

Integrantes de facção são presos em operação contra estelionato

Geral